Fanatismo Religioso | Ignorancia | Verdade (?)

Boa noite, caros leitores!
Desculpem o “desaparecimento”, estava de mudança e a casa nova não tem internet (ainda), então a frequencia de postagens vai ser menor mesmo… Eu não sabia qual seria o proximo assunto do blog… Então, num passeio pelo Orkut, eis que visualizo esta comunidade:           http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112250948Creio que todos estejam acompanhando as notícias sobre o terremoto de 8,9 na escala Richter que atingiu o Japão, acarretando em uma Tsunami tão devastadora quanto… Além, é claro, do problema que eles estão enfrentando com materiais nucleares.
Antes de prosseguir, quero abrir dois parenteses:
– Em primeiro lugar, sim, eu adoro a cultura japonesa, mas isso não vai interferir na crítica que vou fazer;
– Segundo, acredito firmemente na filosofia de Voltaire: “eu não concordo em absolutamente nada que você diz, mas luto até a morte pelo seu direito de dizê-lo”. Isso se chama Liberdade de Expressão e Tolerância, crença da qual sou adepta.
Essa introdução foi para abordar um tema um tanto quanto ‘polêmico’: fanatismo religioso.
Eu tenho um certo esteriotipo com relação a isso… Fanáticos religiosos são pessoas que não tem embasamento cientifico acerca de diversos assuntos (sociais, políticos, religiosos e etc.). É de extrema importância de ter algo em que acreditar, e admito que a religião ajuda sim muitas pessoas, mas até onde a falta de informações palpáveis nos levam?
Você acreditar que um grupo de pessoa está sendo castigada por que não seguem sua religião é uma total falta deescrúpulos.
Religião é algo tão pessoal, mas as pessoas teimam em generalizar, não é mesmo? Creio que cada um deva se sentir bem, onde quer que seja, seguindo qualquer coisa que lhe agrade. Eu tenho as minhas próprias crenças, e não vou citá-las aqui, pois não gosto de ficar expondo.
O que realmente me irrita é a ignorância das pessoas em acreditarem que existe uma verdade absoluta. Não existe verdade, o que existe são significados diferentes para a mesma coisa. Não se tem como afirmar, por exemplo, que existe um céu e um inferno, e você será julgado pelos seus atos no purgatório…
Eu, uma vez, num dos meus encontros de catecismo, disse que acreditava em reencarnações. A professora ficou visivelmente irritada e disse: “Não, as pessoas não renascem não! Elas morrem e vão pro céu ou pro inferno. Se as pessoas reencarnassem, existiria um monte de alma pena se esbarrando por ai”. Eu tinha 8, quase 9 anos nessa época, e respondi, cheia de sarcasmo: “Caraca, então o céu e o inferno são muito grandes, por que se todas as pessoas que morreram vão para lá desde que o mundo é mundo… É muita gente!”.
Isso me leva a um dos motivos que me afastei da igreja: dogmas. Sim, eles são importantes, são leis, mas a forma como são representadas e como são impostas é que me desagrada. Determinadas pessoas simplesmente querem que você esqueça o seu senso crítico, sua capacidade de expor e formular idéias, e siga regras impostas por um pequeno grupo de religiosos. Negritei a palavra “determinadas” por que não conheço todas as religiões, e não curto generalização.

E são essas “determinadas” pessoas que se tornam fanáticos religiosos. Se ainda guardassem seu fanatismo para si, tudo bem… mas fazem questao de querer mudar o mundo todo. E isso não se aplica apenas a essa comunidade tosca só não. Vejam os homossexuais. Quantos casos de homofobia nós temos consciencia? Quantas pessoas ainda acham que ser homo ou bissexual é uma doença?

Realmente parece piada, nós rimos… mas existem pessoas assim e isso é preocupante.
Ok, vou encerrando esse post-revolta com aquilo que sempre digo. Chega a parecer redundante, mas é a realidade: as pessoas precisam de conhecimento. Educação é a base para a vida e ponto. Todas as outras coisas (saúde, emprego, dignidade, direitos/deveres, política) vem depois disso, certo?

Beijos a todos e até a proxima!

Vamos conversar! Deixe seu comentário...

