Como as mulheres são vistas pelo mundo?

Hoje de manhã eu estava pensando sobre como as mulheres são vistas pelo mundo. Esse pensamento surgiu quando eu decidi dedicar um pouco do meu tempo para cuidar de mim. Estava eu passando creme na minha perna esquerda quando vejo uma mancha diferente na minha coxa. Logo pensei “OH MEU DEUS! Isso é uma varize!”. Chamei minha irmã e pedi para ela olhar: “Isso daqui é o que eu estou pensando que é?”, ela então respondeu “Não… isso não é varize, é só uma mancha…”. Continuei passando meu creme, quando me lembrei da alergia a insetos que tenho (sempre que qualquer inseto me morde, o local fica um tempão manchado, uma merda isso…) e que, somado ao fato de eu não tomar sol há algum tempo, fez com que minha pele ficasse com uma cor muito feia.
Nota #1: Para quem não mora no estado do RJ, já vou logo avisando: não é por que aqui faz 40ºC no verão que tenho tempo de me bronzear. Como Danny e Léo me disseram uma vez: somos acadêmicos, mal temos tempo para comer, quem dirá tomar banho de sol.
Continuando… Foi então que comecei a pensar em como as mulheres são vistas. Temos sempre modelos definidos pela mídia de mulheres perfeitas. Mas afinal, da onde vem tamanha cobrança?
De nós mesmas!
Sim, não se fazem mais mulheres bem resolvidas como antigamente… Sinceramente falando, creio que a maioria das mulheres não é muito bem resolvida consigo mesma. Digo aqui “a maioria” por que generalização é algo inaplicável em quaisquer circunstâncias, além de eu conhecer muitas mulheres bem resolvidas.
No atual estágio da minha vida, creio que estou me tornando uma bem resolvida. Ainda tenho muitos caprichos a abandonar. De qualquer forma, odeio futilidades. Sempre odiei e isso é comprovado nas minhas fotos de infância (sempre parecia um menininho: bermuda, tênis, blusa e cabelo preso; eu dava mais importância a prestar atenção da aula para não ter que estudar em casa, soltar pipa, jogar pigue-pong, totó e bolinha de gude com meus amigos e zuar as meninas do que a me arrumar…).
A culpa dessa visão tão esteriotipada da “mulher perfeita” é da nossa raça mesmo. Quem disse que existe uma mulher perfeita? Isso é idiotice! Alguém já viu o retrato de mulheres renascentistas? Elas era cheinhas, e sempre buscava-se a feminilidade:
https://bloglittledragon.files.wordpress.com/2011/06/d474e-pinturarenascentista.jpg?w=640
Nota #2: A nível de curiosidade e maior entendimento desse meu post, recomendo a leitura desse texto (http://historiadaestetica.com.sapo.pt/extdocs/renascimento.htm).
Acredito que o mais importantes é estarmos bem com nós mesmas. Uma vez um palestrante (infelizmente não lembro o nome desse profesor) disse algo muito verdadeiro: As mulheres são seres, de certa forma, masoquistas. Elas nunca têm uma palavra de conforto, ou sequer um elogio para consigo mesmas. Toda vez que vocês se olham no espelho (a palestra foi na época em que eu fazia magistério, só tinham mulheres), sempre têm algo a criticar… “Oh meu Deus! Estou gorda, meu peito é pequeno, minha bunda caida, meu cabelo é horrivel, minha perna cheia de celulite” e blá blá blá! Parem com isso, vocês são os seres mais incríveis! Vocês têm a oportunidade de acordarem todos os dias! Vocês conquistaram uma infinidade de coisas! Vocês têm o dom da vida dentro de vocês…
Concordo, concordo, concordo. Sempre eu que saio de casa, eu me arrumo para mim. Eu prefiro gastar meu dinheiro comprando um livro ou saindo para beber com meus amigos do que com um vestido de R$300,00 que eu vou usar uma vez e não vou mais querer (ou poder) usar…
No quesito relacionamentos… Bem, a maior parte dos meus amigos são homens, e é fato que sou a pessoa mais extrovertida, logo, converso sobre tudo. E minha opinião é que os homens preferem as mulheres resolvidas como cônjugues do que as peruas-fúteis.
Ai você me pergunta: Afinal de contas, Hannah, o que você entende por “ser bem resolvida?”
Uma mulher bem resolvida é aquela que gosta se si mesma. Que não segue modinhas. Cuidados? Claro, indispensáveis, faz parte da nossa natureza termos alguns caprichos, e isso é saudável. Mas uma bem resolvida é aquela mulher inteligente, divertida, que não precisa ir pr’um shopping torrar dinheiro para se animar, ou não depende de um Zé Mané qualquer para se sentir bonita.
Ok, eu estou magrela DE-MAS! Foda-se! Sou uma ótima amiga, sempre pronta a conversar sobre qualquer coisa… Sou uma nanica de gente! Foda-se! Tenho o melhor senso de humor do mundo (por isso tenho orgulho de concordar com meus amigos quando dizem que sou uma nanobactéria – não é Danny, Mizzy e Léo? – ou me chamam de chaveirinho – heim senhores Marcelo, Vargner e afins da faculdade? -).
Vi uma foto no Testosterona.blog.br e ela fechou todo o meu pensamento sobre a forma que as mulheres “tratam a si mesmas” nos dias de hoje:
Por que os homens fazem essas piadas com relação a “mulher ideal”? Por que nós nos permitimos isso. Um relacionamento sempre é pautado na reciprocidade. Sempre. Sim, eu adoro jogar video-game, não me importo de arrumar a casa, gosto de assistir jogo de futebol e sair para beber então… Nem comento!
Mas faço isso por que gosto. E nem por isso deixo de ser feminina. Gosto de uma maquiagem, de um perfume, de olhar vitrines de roupas. Mas não abandono de forma nenhuma meus conhecimentos, meu humor, meu extrovertismo.
Acredito que botox e silicone nenhum supera todas as qualidades que uma mulher bem resolvida possui.
2 comentários sobre “Como as mulheres são vistas pelo mundo?

  1. Sim, sim… Totalmente verdade. O que realmente me irrita é a visão de que tudo tem que seguir esteriótipo: mulher de black power é feio, mulher gorda é feio, e assim vai.

    PS: Não gosto do Testosterona, mas foi pra ilustrar que, muitas das vezes, somos alvo dessas coisas por que nos permitimos isso.
    Nota: Post feito antes da idealização da Marcha das Vadias. xD

    Curtir

Vamos conversar! Deixe seu comentário...

