Definição de Hannah

“Hannah” é um nome que deriva de “Ana”. Significa “graciosa” ou “cheia de graça” ou, ainda, “aquela que traz/carrega luz”. Foi um nome dado por mamãe. Inicialmente, mamãe queria Beatriz, mas papai queria Ana. “Mais uma Ana não!”, disse mamãe Ana, junto com minha irmã Ana. “Ana Beatriz, que tal?” sugeriu papai. “Já temos Ana Carolina (minha irmã) e ninguém a chama de Carolina!” bravejou mamãe. Então mamãe procurou, procurou e procurou vários nomes. Queria algo que tivesse Beatriz. Então encontrou Hannah, que combinou com Beatriz, e daí eu fui nomeada.

Todos os nomes possuem um significado já pronto. Mas não são simples etmonologias, são mapeamentos completos da personalidade daquele que possui o nome: defeitos, qualidades, numerologia, áreas de interesse, aptidão profissional…
O louco é que, antes de eu nascer, eu já tinha um nome, que sequer foi escolhido por mim. E sempre perguntam “qual a origem do seu nome?”, “o que significa?”, “quais são as características?”. Eu sempre respondo, tudo já ensaiadinho, na ponta da língua.
Mas na verdade, eu prefiro dar uma definição própria para Hannah. Não gosto muito da já pronta. No fundo mesmo, não gosto de pensar que existam outras “Hannahs cheias de graça, que carregam e levam luz”. Prefiro pensar que sou A Hannah Beatriz. E que Hannah significa: baixinha, com cabelos longos, falante, preguiçosa, perfeccionista, voz aguda e alta, estudante de Psicologia, fotógrafa, professora, brigona, irritada, amorosa, carinhosa, divertida, boba, machinha, nerd, míope e astigmata, sentimental, durona, relaxada e por aí vai…
Gosto de definir Hannah como simplesmente eu. Afinal, eu já recebi esse nome sem nem ao menos me perguntarem “o que você acha?”, então, pelo menos a definição pode ser só minha, certo?
2 comentários sobre “Definição de Hannah

Vamos conversar! Deixe seu comentário...

