Como eu uso anilina no meu cabelo

Eu participo de alguns grupos de meninas ruivas no Facebook. São ótimos grupos para troca de experiências sobre tinturas, cuidados com os cabelos e outras coisas – tudo para chegarmos cada vez mais ao ruivo dos sonhos de cada uma. Por algumas vezes, algumas meninas perguntaram sobre tonalizantes e eu sempre recomendo o uso da anilina de madeira, tanto no creme hidratante com enxágue, quanto no shampoo e condicionador. Só que parece que tem muita gente que não sabe ao certo como usar anilina, se danifica o cabelo, como fica, entre outras coisas. Por isso decidi fazer essa postagem sobre a minha experiência com a anilina de madeira nos cabelos.
Lembrem-se, esse é a minha experiência. Cada cabelo é diferente do outro, pode ser que o que funcionou para mim funcione para você, assim como o que funcionou para mim não funcione com você. Por isso é importantíssimo sempre fazer o teste da mecha antes de fazer algo no cabelo.

O primeiro ponto importante é sobre qual anilina comprar. Existem dois tipos de anilina: a comestível, que é a mais fácil de achar, pra tingir massas, recheios, coberturas e etc; e a de madeira, que é para pintura artesanal. É óbvio que vocês têm que correr da anilina comestível, ela mofa o cabelo todo (sério), por que, né… é pra comer! Então, vocês têm que procurar a anilina de madeira. Parece que ela é difícil de ser achada em algumas cidades. Aqui onde moro foi um sacrifício achar esta bodega, foi meu amiguinho Júlio quem conseguiu pra mim, depois de muito tempo procurando. Eu uso a laranja, por que gosto de ruivinho natural.
Anilinas de madeira são solúveis em álcool. Daí muita gente pergunta: Mas não danifica o cabelo? Não, não danifica. Anilina é um pozinho muito, muito, MUITO pigmentado. A misturinha que eu vou mostrar pra vocês foi feita com a seguinte quantidade: entre 10 a 15 ml de álcool + cerca de uma colherinha de café da anilina (pra quem não sabe, colher de café é aquela pequenininha) + potão de 1 kg de creme. Ou seja, a quantidade é tão pequena que não dá treta.

Uma guria num dos grupos disse que dá pra diluir a anilina em vinagre, o que é muito bom. Ainda não testei, mas quando testar posto aqui o que deu. E pra quem não sabe, vinagre faz muito bem ao cabelinhos: desobstrui os poros do couro cabeludo, dá banho de brilho e sela a cutícula do cabelo.
Daí, nessa altura, vocês vão perguntar: mas por que usar anilina no cabelo? Eu considero anilina melhor e mais eficaz que muito tonalizante. Ela deixa a cor bem mais viva, não estraga o cabelo, o potinho rende pra caramba, fixa e fica no cabelo muito tempo. Eu, como já disse, misturo no meu shampoo e condicionador. Por que? Simples. A cor do cabelo vai desbotando conforme nós vamos lavando, o que é normal. Só que é meio chato duas semanas depois de você ter chegado naquela cor linda e divante, já tá tudo desbotado. Quando você lava o cabelo com a anilina, você tá dando um banho de cor nele, potencializando o laranja (no meu caso) e mantendo a cor sempre no tom que você quer. Abaixo tem uma fotinha do meu cabelo desbotado (por falta de vergonha na cara eu não tinha misturado a anilina no condicionador, e já tava quase indo prum loiro gema de ovo) e a cor logo após a primeira lavagem com condicionador com anilina. Isso na primeira lavagem!

Primeira lavagem com Anilina | Cabelo desbotado
Bem, vou agora mostrar como faço com o creme hidratante. A nível de curiosidade, esse foi o creme que eu usei:

Você vai precisar de:

  • Pote de creme hidratante com enxágue. Eu uso de qualquer marca, mas sempre pra cabelos secos, que é o tipo do meu cabelo. E sempre compro de 1 kg, por que rende mais, né?
  • Anilina de madeira, no meu caso, uso laranja;
  • Álcool, preferencialmente de 90º ou mais;
  • Pote para fazer a mistura;
  • Pincel;
  • Luvas, por que mancha MUITO a anilina;
  • Camisa preta;
  • Sacolinha plástica qualquer, pode ser de mercado mesmo;
  • Papel higiênico infinito;
  • Amor e paciência e calma pra não fazer sujeirinha.
Primeira coisa a se fazer é diluir a anilina. Coloca o equivalente a uma colherinha de café no pote que tu separou e joga uns 10 ml de álcool por cima. Pra você definir o tom de laranja (mais claro ou mais fortão) você define aqui: vai misturando o álcool e a anilina com o cabo do pincel, depois pega a pontinha do pincel e passa num pedaço de papel higiênico. Essa é a cor que vai ficar quando tu misturar no creme e, consequentemente, no cabelo. Achou fraca? Coloca mais um POUQUINHO BEM POUQUINHO de anilina (sério, vai fazendo aos poucos e com calma) e mistura até chegar na cor chegay que você quer. Achou que ficou forte? Põe mais um pouco de álcool e mistura. Uma coisa importante, e acho que óbvia: o creme tem que ser branco, ok?


Chegou na cor que você quer? Então vem comigo pro próximo passo. Pra saber a cor que você quer, ainda com a mistura anilina + álcool apenas, dê uma sujadinha com a espátula que tá misturando num pedaço de papel: essa vai ser a cor no seu cabelo…

Pega uma quantidade boa do creme e coloca no pote e mistura. Mistura bem até ficar bem uniforme a cor. Agora você passa essa mistura pro potão grande e misura de novo. Parte mais chata, por que tem que misturar bastante, é muito creme então meche até ficar homogêneo.
Depois de muito misturar…
Agora é passar no cabelo. Mas não é só passar com as mãozinhas e ponto. Tem que colocar luvinha e passar com pincelzinho igual se faz com tintura. Se tu passar de qualquer jeito, seu cabelo vai ficar manchado, então partiu pra frente do espelho separar o cabelo em mechas e passar o creme com pincel. Faz com bastante calma, por que anilina mancha mesmo. E tenha algo pra borrifar álcool, caso pingue creme em algum canto, tu já vai lá, borrifa o álcool e pronto, não dá trabalho depois.

Álcool
Passou no cabelo todo? Dá uma massageada no cabelo pra espalhar bem o creme, enrola ele e coloca a sacolinha plástica no cabelo, igual touca térmica. Mas por que não a touca térmica? Óh, eu não quero manchar a minha, por isso usei sacola. Se você não se importa de manchar sua touca térmica, pode usar ela.
E não se esqueça de usar as luvinhas durante todo o processo, senão você vai ficar por dias e dias com a mão e as unhas amareladas :3 E claro, um blusão preto. Mas usa um blusão grande mesmo, para proteger a sua pele e ela não ficar amarela também…

Espera o tempo de ação do creme, que geralmente é de 15 minutos e enxágua. Pronto, FELICIDADE.

Esse é o resultado depois dessa aplicação:

Luz Natural | Flash

Espero que vocês tenham gostado e que esclareça algumas dúvidas das que não conhecem ou receiam usar anilina. Qualquer pergunta, só comentar! ;3

Beijinhos e até a próxima ;*

15 comentários sobre “Como eu uso anilina no meu cabelo

  1. Anônimo

    Eu uso anilina verde ne , e eu sempre fiz usando álcool , ate q um dia acabou o álcool hahahha … Dai eu pesquisei se dava pra pintar com outra coisa alem do álcool …. Enfiiiim, água quente é muito melhor , vc pega um copinho de café sabe , bem pequeno , coloca a quantidade de agua q vc quer e e esquenta no microondas , tanto faz , acho q uns 30 segundos ta bom ….. Agr so uso agua , pois alem de td a tinta dura mais , e nao sai logo na primeira lavagem 😉 ..adorei seu post :* bjss

    Curtir

  2. Que bom que gostou, Brigite! *-*
    Eu moro em Volta Redonda, interior do estado do RJ. É bastante difícil encontrar sim, não sei por que. Por aqui procurei em todas as lojas de artesanato e papelarias, e só encontrei em uma, depois de muito procurar. Pela internet vende, mas o frete costuma ser tão caro que nem recomendo comprar.
    Que bom que te esclareceu as dúvida, fico feliz em ter ajudado!
    E obrigada pela visitinha ;*

    Curtir

  3. Adorei saber como funciona, pois sempre ouvi meninas falando em pintar o cabelo com anilina, e sempre pensava: “como assim??”
    ri muito do “papel higiênico infinito” rsrsrs
    obrigada por postar como vc faz, sei que eu não vou usar esta técnica, pois não combina comigo pintar o cabelo de cores muito extravagantes, mas achei muito legal pela explicação. Beijinhos, sucesso pros seus cabelitchos!

    Curtir

Vamos conversar! Deixe seu comentário...