Sobre a liberdade do anonimato

Olá todo mundo que lê meu bloguinho! Eu sei, tempos que eu não posto, quem acompanha aqui já deve estar acostumado com a falta de frequência… Mas eu estou na reta final da faculdade (matérias, TCC, estágio…) e ainda por cima trabalhando, então tempo para preparar post está escasso mesmo…
Antes de qualquer coisa, feliz ano novo para todo mundo! 😀

Eu decidi ressuscitar dos mortos e postar no blog hoje por causa de uma adorável mensagem que eu recebi ontem via comentário aqui no blog. Como os comentários são moderados, eu os recebo por email para poder aprovar ou recusar, e eis que fui surpreendida ontem (sim, na madrugada do primeiro dia do ano) com uma mensagem anônima de ódio. Não vale a pena eu falar sobre o conteúdo da mensagem, mas acreditem em mim, era bem ofensivo.

Eu já recebi uma série de comentários toscos aqui no blog: falando mal da minha roupa, do meu cabelo ou do que escrevi no post. Nunca liguei muito, por que sempre eram comentários idiotas, e nem foram muitos… Mas esse, em especial, foi extremamente agressivo, e um tanto quanto peculiar, abordando ofensas sobre minha aparência, meu status atual de relacionamento e ofensas gratuitas. Por isso, sem pestanejar, eu decidi ir em frente com isso e ir na justiça procurar meus direitos. As pessoas ainda têm a ilusão de que, só por que você escreve algo como “anônimo” você jamais poderá ser localizado, mas não funciona bem assim…
De qualquer modo, o post de hoje é para falar um pouquinho sobre as consequências dos nossos atos. Como eu disse num post que fiz no meu perfil pessoal do Facebook: “Eu sei que o anonimato que a internet oferece é tentador para se fazer o que quiser e ter o poder de falar e ofender quem quiser sem ser descoberto, mas nunca, nunca se esqueçam de que haverá uma outra pessoa lendo às mensagens ofensivas e que uma ofensa aparentemente boba gera uma série de consequências sérias. Tenham mais responsabilidades sobre seus atos.” Pesquisem um pouco no Google, e vocês verão uma série de casos de pessoas que se mataram, se mutilaram, fugiram, sofreram, adoeceram, por serem humilhadas ou receberem ofensas a troco de nada. Eu me considero muito cabeça fria, pois raramente me importo com zuações ou ofensazinhas, mas certas coisas possuem um limite.
Em tudo o que eu faço na minha vida, eu procuro ser o mais íntegra e correta possível. Sempre recorro à moral e a ética nos meus atos, independente de ser no trabalho, na faculdade ou na minha vida pessoal. E, justamente por eu ter consciência da minha integridade moral, eu considero certos atos inadmissíveis e, por isso, resolvi procurar a justiça para localizar e punir esse (a) criminoso (a). Sim, criminoso, por que isso é crime. Ninguém possui o direito de ofender, humilhar, ridicularizar qualquer outra pessoa e nós somos regidos por uma legislação que protege a todos e a cada um para evitar que esse tipo de coisa aconteça ou, quando o ato já ocorre, punir os responsáveis.
O meu ponto principal é: nem todas as pessoas conseguem arrumar forças para lutar desta maneira. Ser ofendido e humilhado pode gerar um sofrimento demasiado grande para um indivíduo. Por isso, mais uma vez enfatizo: tenham responsabilidades sobre os seus atos. Do outro lado da tela há seres humanos com sentimentos, que podem chegar a cometer suicídio por causa de um comentário imbecil. Se você se sente frustrado, solitário, triste, procure ajuda de um profissional, vá à um psicólogo, converse com seus pais… Mas jamais descarregue sobre outra pessoa aquilo que você e só você tem de ruim.
No mais, peço desculpas às boas pessoas que frequentam meu blog por acabarem se deparando com esse post pesado. Infelizmente, em certos momentos, é preciso falar de assuntos assim. Eu sou muito grata por que, até hoje, a maioria esmagadora dos visitantes desse meu pequeno espaço são pessoas boas e de bom caráter, mas infelizmente uma maçã podre no meio de uma cesta de maçãs boas sempre acaba despertando maior atenção e, por isso, requer maior cuidado e trato.
Obrigada a todos que leram e que acompanham meu blog. Que a força esteja conosco!
Vamos conversar! Deixe seu comentário...

