Magic: the Gathering e as Mulheres

Semana passada estava navegando pela interwebs quando vi uma notícia sobre a Wizards of the Coast, empresa proprietária do cardgame Magic: the Gathering, ter dado presentes à uma jovem fã. A história é a seguinte: no Grand Prix de Denver, um jogador chamado Chris Conrey decidiu levar sua filha Amie, de 8 anos para acompanhá-lo na competição. Chris, como qualquer bom pai, ficou feliz de ver o quanto a filha se divertiu no evento, e enviou uma carta à Wizards, contando sobre e agradecendo pela experiência fornecida à ambos.

Eis que, para a surpresa de pai e, principalmente, filha, a Wizards respondeu à carta de Chris com uma caixa recheada de presentes à Amie. Seguem as fotos tiradas por Chris…

mtggirl01 mtggirl02

mtggirl03 mtggirl04

mtggirl05 mtggirl06

 mtggirl08 mtggirl10

mtggirl07

Junto com essa caixa de alegrias, a Wizards mandou a seguinte carta:

mtggirl11 mtggirl09

Olá Amie,
Seu pai nos contou um pouquinho sobre seu passeio para o Grand Prix Denver, e nós estamos felizes de que você teve um dia tão legal! Ele também nos falou que você é nova no jogo e que tem mirado participar dos Friday Night Magic (campeonatos corriqueiros). Boa sorte em suas partidas quando for! Junto com esta correspondência tem algumas cartas que irão te ajudar a treinar.
Para muitos de nós, da Wizards of the Coast, o Magic é um jogo que mudou nossas vidas em muitos aspectos. Ele nos ajudou a moldar nossas mentes e nos ensinou a mostrar respeito por nossos oponentes. Mais do que isso, o Magic nos inspira a pensar em novas ideias e criar novas amizades com aqueles ao nosso redor. Esperamos que o Magic inspire você de grandes maneiras também!

Fontes da notícia: LigaMagic e Garotas Geek.

Junto com essa notícia, eu li algumas coisas sobre a Wizards combater fortemente o machismo dentro do Magic. Esse tipo de notícia me deixa feliz, tanto por ver a alegria de uma jovem jogadora, quanto por ver uma empresa se preocupar com a igualdade dentro dos campeonatos. Magic é um jogo extremamente grande, com campeonatos em todo o mundo e existe há mais de 20 anos, mas ainda hoje é uma atividade predominantemente masculina.

Eu lembro quando tinha meus 12 anos, aproximadamente, e Magic virou uma febre na minha cidade natal, eu era muito curiosa e doida para jogar, mas os filhos dos amigos dos meus pais nunca deixavam ou queriam ensinar, por que era “jogo de menino” (já ouvi muito isso na minha vida, hahaha). Ano passado eu passei pela grande experiência de fazer a cobertura fotográfica pelo site LigaMagic do World Magic Cup Qualifiers (campeonato classificatório para o mundial) que aconteceu em São José dos Campos/SP. Foi incrível tanto pela oportunidade de viajar e conhecer outro estado (a guria do interior que nunca viaja xD) quanto pelo torneio em si. Os jogadores e equipes são incríveis e a experiência que o Magic proporciona é realmente única. Mas, infelizmente, ainda hoje, existem poucas mulheres, no WMCQ foram mais de 200 jogadores, se não me engano, e tinham umas 4 mulheres competindo.

Eu penso se isso ocorre por que as mulheres não tem interesse ou se é por que não somos tão estimuladas ou bem vistas quando tentamos entrar “nesse mundo”. Vejo isso pelo meu exemplo, por que, após ser negada de poder jogar quando jovem, eu desisti e deixei isso de lado, e só fui me interessar novamente há uns 1 ano e meio/2 anos atrás, quando o Digão, amigo meu, montou um deck simples para mim e me ensinou a jogar (e me estimula a jogar até hoje).

Acredito que não precisa haver uma militância muito grande ou brigas para que esse cenário mude. As coisas podem começar com você, jogador de qualquer coisa, ensinando sua irmã mais nova, ou incentivando sua namorada, ou até mesmo convidando sua amiga da faculdade à jogar com você. As coisas serão divertidas para todo mundo, e esse cenário começa a mudar. Até mesmo por que, dentro do próprio universo do Magic, temos grandes personagens femininas, feiticeiras e guerreiras, como a minha favorita Elspeth, a fodona da Liliana, a Chandra, a famosa Nissa, a Vraska, a Nahiri, que eu acho fofa, haha, entre muitas outras personagens femininas que são incríveis!

Termino este post com a Amie agradecendo à Wizards pelos presentes (e eu agradeço à Wizards pela grande iniciativa! 😀 )

2 comentários sobre “Magic: the Gathering e as Mulheres

Vamos conversar! Deixe seu comentário...

