Sobre a rotina de estudar e trabalhar…

Olá, pessoal! Como vão todos?

O post de hoje é um desses um pouco mais pessoais, onde eu falo sobre algo que vi, algum acontecimento, ou coisas que me perguntam. E hoje, falarei sobre como é a rotina de ser uma estudante universitária e ter um emprego temporário juntos.

Para quem não sabe, eu faço faculdade de Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, estou começando o 8º período, sendo que no total são 10. A carga horária do meu curso é relativamente extensa, o currículo abrange um total de 4380 horas, o que faz com que meu curso seja integral (costumo estudar das 9hrs às 18hrs, de segunda à sexta). Tinha períodos que eu pegava umas matérias a noite, outro em que eu tinha algum dia na semana vago, isso varia por que em universidade pública, quem monta a grade do período é o próprio aluno (algumas faculdade particulares já “dão” a grade montada por período, não sabia disso, por isso estou explicando, haha). Mas período passado eu comecei a realizar meu estágio e a fazer o TCC. O estágio eu permaneço fazendo até o último período do curso, já o TCC, se tudo der certo, eu apresento no meio do ano (juro que quando ficar pronto e publicado eu falo dele aqui pra vocês!).

Com o tempo passando, nossa turma, que é a primeira turma da PsicoUFF de Volta Redonda, começou a correr atrás do grande momento: a colação e o baile de formatura. Fechamos contrato, tudo bonitinho e aí chega a vez de pagar, né? Eu sempre fui independente, e eu não queria que meus pais arcassem com a festa, por que, né… é a minha festa! haha Então eu decidi arrumar um emprego para poder fazer uma poupança e pagar a festa de formatura. Se quiserem, eu faço um post mostrando como é a minha poupança, quantias semanais e etc.

Bem, então eu comecei a ficar de olho em vagas que apareciam, mas eu tinha um problema: só posso trabalhar a noite, já que estudo manhã/tarde, e a faculdade obviamente é a minha prioridade. Por uma sorte incrível, eu consegui um trabalho num restaurante que fica bem perto da minha faculdade, e ocupei uma das vagas de garçonete. Uma vez eu fui questionada sobre “nossa, uma universitária trabalhando servindo mesa de restaurante?” e, gente, trabalhar é sempre digno, digo apenas isso, hahaha. O salário é bom, já que meus pais bancam o aluguel da república que moro e a minha alimentação, então o que ganho é basicamente para a poupança e gastar comigo. Eu trabalho das 18hrs às 00hrs no restaurante. Confesso que a carga é relativamente pesada, mas eu comecei a trabalhar no final do ano passado, então só enfrentei a jornada faculdade-trabalho por umas duas semanas, até o final das aulas. Trabalhei agora durante as férias e as aulas retornam dia 9 de fevereiro, só então eu vou poder falar “gente, socorro!”, hahaha.

O bom de ter começado a trabalhar nas férias é que eu pude me acostumar com a rotina de trabalho e aprender o trabalho perfeitamente bem. Assim, quando eu começar as aulas, eu já vou estar adaptada a ele, e as coisas fluirão melhor assim espero… De qualquer modo, eu acho bacana essa experiência, por que além de ganhar meu dinheiro, toda experiência é válida para aprendizado, né? Tenho conhecido pessoas bacanas, e poxa, se não fosse o trabalho eu com certeza ficaria em casa dormindo! hahaha Brincadeiras a parte, não é fácil, com certeza não é, dias de TPM, por exemplo, eu sempre falo para mim mesma que vou largar tudo! Tem dias que é uma correria sem fim, eu tenho crise de insônia, não consigo descansar, mas no final das contas, todo esforço sempre vale a pena! Como minha formatura está prevista para agosto do próximo ano, eu pretendo trabalhar neste mesmo lugar até lá mesmo, e depois vai ser #ProjetoMestrado, hahaha…

É isso pessoas, conforme o tempo for passando e coisas novas forem acontecendo, eu venho compartilhar com todos! Um abraço grande e até o próximo post! 😀

Vamos conversar! Deixe seu comentário...

