Liga das Garotas Mágicas na CCXP 2015 – Magic: the Gathering

Olá para todo mundo! Estou muito feliz de fazer essa postagem de hoje, acho que vai ser a publicação mais legal da história do blog! Isso por que nos dias 3 a 6 de dezembro, eu estive trabalhando na Comic Con Experience 2015, e foi uma das experiências mais incríveis da minha vida até hoje! Mas o que estava fazendo lá? Bem, senta que lá vem história (mas é das boas, vai…)…

12356915_10208303011793202_2867307876913807251_o
Foto por Carolina Moraes, com a ajuda do tripé que quase desabou ❤

Como vocês sabem, eu jogo Magic: the Gathering há uns 4 anos, e neste ano eu conheci a Liga das Garotas Mágicas, iniciativa linda que busca trazer mais mulheres para o Magic, unir as jogadoras existentes e tornar o ambiente de jogo mais saudável para todos. Eis que eu fui acolhida por essa família e faço parte da equipe de administradoras que, junto com a comunidade de jogadoras, vem buscando cada vez mais concretizar esses objetivos. Firmamos então uma parceria com ninguém menos que a Wizards of the Coast e a Hasbro (detentora dos direitos de Magic no Brasil) e fomos fazer parte desse evento maravilhoso que é a CCXP.

P1300453a

P1300451a

O nosso trabalho no stand era atrair e ensinar novos jogadores no mundo de Magic, e claro, buscar trazer mais mulheres para o jogo. Além do objetivo do stand ter sido cumprido, por que ensinamos e atraímos muitos novos jogadores, tenho que dizer que foi tudo lindo! Nosso stand era todo oficial de Magic e junto com o da Hasbro, tivemos uma programação ótima também! Quiz Magic, com apresentação da Carolina Moraes, do canal Multiverso Magic; jogos narrados transmitidos em um telão, com participação da Carol, do André Manenti, do canal UMotivo e o bi-campeão mundial de Magic, Carlos “Jabaiano” Romão. Além disso as pessoas podiam desafiar o Jabaiano para uma partida, e claro, a qualquer hora do evento a equipe da Liga estava lá para ensinar quem quisesse aprender (e quem fizesse nosso tutorial e jogasse conosco levava para casa o deck que usou para aprender), distribuímos também vários brindes como botons e posters!

P1300449a

P1300455a

Eu poderia parar por aqui, já que o stand se resumiu a isso, mas quero contar sobre algumas coisas que presenciei. Eu costumo ser bem chata falando que é amedrontador uma mulher ir num ambiente masculino, mesmo que seja só para jogar um jogo de cartinhas. Eu sou do interior, se lembram? As coisas demoram um pouco mais para mudar por aqui… Mas qual não foi minha surpresa ao me deparar com isso em plena grande São Paulo? Em plena feira nerd… Aconteceu algumas vezes de eu ver alguma menina distante observado nosso stand (que ficou realmente cheio!) e chegar convidando a aprender a jogar. Eu ouvia desculpas como “meu namorado já tentou me ensinar, mas não deu…”, “acho que esse jogo não é para mim” e até mesmo um “não tenho interesse em jogar”. Tínhamos três homens na equipe, sendo um deles o Leonardo Martins, juiz nível 2, e o famoso Ricardo “Digão” Leite (ele já foi citado aqui no blog por que é meu amigão), que também é juiz de Magic, nível 1. Então as meninas que cito achavam que seriam ensinadas apenas por homens. E qual não foi minha surpresa quando, ao dizer que éramos cinco mulheres ensinando a jogar, todas as meninas explanaram um “é mesmo? Mulheres? Então acho que vou tentar…”, e saiam de lá empolgadas depois de eu ter ensinado elas a jogar (algumas até voltaram em outros dias de evento, juro!).

12339427_740867766043744_5127874491052526331_o
Foto por Luciana Couto

P1300601a

P1300589a

P1300600a

Esse é apenas mais um dos vários exemplos do por que é importante nos unirmos, por que é importante nos ajudarmos, por que é importante estarmos juntas…

Tiveram momentos que o stand ficou caótico de cheio e dava vontade de sair correndo de lá, mas gente, é muito realizador você, mais do que ensinar alguém a jogar Magic, inspirar essa pessoa a amar o Magic como nós amamos. E, parafraseando o Ricardo, ensinar não é o suficiente, é preciso inspirar, trazer aquele mesmo brilho nos olhos que nós temos com esse que é mais que um jogo, é uma comunidade apaixonada!

P1300587a

P1300588a

Tenho também que citar a visita do Jovem Nerd e do Azaghal, mas vou deixar para falar disso na próxima publicação do blog, por que foi uma experiência particularmente emocionante, e essa postagem de hoje é sobre Magic e a Liga das Garotas Mágicas, hahahaha!

Como vocês podem ver pelas fotos do stand, foi tudo lindo, fala sério, né? É claro que eu tenho que agradecer a todas as meninas da Liga das Garotas Mágicas pelo trabalho lindo; aos rapazes já citados que fizeram parte da equipe ensinando os novatos e dando o melhor suporte ever; para a Anadege Freitas, nossa representante da Wizards, que ficou lá conosco o tempo todo, é uma profissional maravilhosa e muito inspiradora; ao Vinicius Cassares, do Instituto de Design Digital, que organizou os stand do Magic e da Hasbro e que além de ser um profissional de outro nível tem uma equipe maravilhosa!

Queria agradecer especialmente ao Ricardo por isso. Ele quem me ensinou a jogar Magic e continua me tutorando até hoje: me ajuda a estudar as regras, a treinar pra prova de juíza, me ajuda com decks… Enfim! Sem você eu não teria feito parte  disso, obrigada de coração! 😀

(Clique nas imagens para ampliá-las)

Muito obrigada a todos por essa experiência única, como o próprio Jabaiano disse, é um orgulho muito grande ver todas essas transformações que estão acontecendo no cenário do Magic brasileiro, fazer parte disso e ver tanta gente engajada é emocionante!

Farei ainda mais dois posts sobre a CCXP, um mostrando o local do evento, falando sobre a organização e outras coisas, e ainda mostrando os outros stands, e mais um mostrando os cosplayers que eu encontrei no local. Fiquem de olho, comentem, compartilhem e beijos de luz na testa de todo mundo! 😀

5 comentários sobre “Liga das Garotas Mágicas na CCXP 2015 – Magic: the Gathering

  1. Pingback: Esmalte Star Wars -Infinito – The Adventures of Little Dragon

  2. Pingback: Maquiagens Star Wars – View Cosméticos – The Adventures of Little Dragon

  3. Pingback: Comic Con Experience 2015 – #FoiÉpico! | The Adventures of Little Dragon

  4. Carolina Moraes

    Eu li hen hahahahahahahha

    Poxa adorei a sua visão sobre como foi o evento *.* o legal é ver como você descreveu as atividades de forma completamente diferente, eu fui bem mais pessoal, e vc contou de uma forma muito mais profissional.

    PS: roubei umas duas fotos suas :3 darei créditos eu juro.

    Curtido por 1 pessoa

Vamos conversar! Deixe seu comentário...

